Rancho Queimado - A Capital Catarinense do Morango

INFORMAÇÕES

Localização geográfica: Localizada a 60 km de Florianópolis, Rancho Queimado, caminho para a Serra Catarinense, tem como municípios limítrofes Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis e Aguas Mornas.

Área: 288,7 km² , sendo 40,4 % de área urbana e 59,6 % de área rural.

População: Estimativa da população é de 2.748 habitantes (IBGE, 2010).

Formação geológica: diferencia-se dos demais municípios principalmente pelos terrenos acidentados, com altitudes em torno de 810 metros e belas paisagens. Já na chegada da cidade a paisagem enche os olhos. Nos contornos da Serra da Boa Vista, exuberantes belezas naturais revelam-se pouco a pouco, misturando a paisagem de montanha com o cenário rural. A região é pontilhada por rios, cascatas, piscinas naturais, estradas e jardins floridos.

Clima: O Clima Temperado úmido, com temperatura média entre 10 C a 25 C.

Atividades Econômicas: a principal economia é a agricultura. As culturas trabalhadas são: cebola, tomate, morango, batata, milho, fruticultura, Floricultura e outras oleícolas

A pecuária também está presente no município, com criação de gado de corte e leite, laticínios, apicultura e piscicultura.

Quanto às unidades artesanais, pode-se citar a produção de produtos orgânicos derivados do morango, mel, cerveja, chocolate e artesanato.

O município também merece destaque pelo potencial turístico através da gastronomia, agro turismo, turismo ecológico e artesanato.

 

HISTÓRIA

A história de Rancho Queimado remonta de uma picada aberta em 1787, primeira ligação entre a serra e o litoral do Estado (a atual BR-282). Desta picada surgiram várias cidades na Serra Catarinense, entre elas Rancho Queimado. A localidade surgiu como um ponto de pernoite para os tropeiros que transportavam rebanhos do Interior para a capital. A denominação Rancho Queimado surgia da história que nessa região existia um rancho que servia de ponto de pousada aos tropeiros, o qual incendiou-se conforme demonstraram os vestígios nele encontrados, o que deu origem ao nome do Município.

Pela Lei nº 850, foi criado o município de Rancho Queimado em 08/11/1962.

Em 25 de outubro de 2001 Rancho Queimado recebeu o título de “Capital Catarinense do Morango”, através da Lei Estadual nº 11.954.

A cidade também é rica em Patrimônios Históricos, com destaque para o distrito de Taquaras, onde localiza-se a casa de campo do ex-governador Hercílio Luz, hoje Museu Casa Hercílio Luz, construída no início do século XX; o Monumento ao Tropeiro, erguido pela comunidade em honra aos tropeiros que vinham do Planalto; a Casa do Imigrante e a Igreja Católica, construída por Hercílio Luz em homenagem à esposa falecida.

 

CULTURA

Preserva os traços da cultura alemã e das tradições dos tropeiros.

Rancho Queimado ainda suas festas tradicionais: Festa do Morango, Rodeio Crioulo, Festa do Tropeiro, Stammtisch, Festival de Inverno, Festividades Religiosas, Bailes Públicos, Campeonatos Esportivos, Encontro de Carros Antigos e Natal das luzes.

Galeria de Fotos