Empresas

Compostagem Doméstica

 

O R4 – Rancho Reduz, Recicla, Recomeça é Coordenado pela Secretaria de Administração e Finanças em parceria com as Secretárias de Educação, Saúde e Agricultura e Meio Ambiente.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Fundo SocioAmbiental da CEF que contemplou 12 municípios no Brasil para receberem recursos para projetos de Compostagem doméstica.

Foram 330 municípios participando e Rancho Queimado conquistou a quarta colocação no geral e primeiro lugar em estrutura.

O R4 vai distribuir 1.200 kits de compostagem com  composteira, minhocas, substrato vegetal, húmus, serragem de reflorestamento e material de apoio nas residências inscritas no projeto, além da realização de palestra e oficinas nas comunidades e escolas do município. 

AMIGO R4 -  As inscrições para receber os Kits podem ser feitas pelo site, no protocolo da prefeitura ou pelo telefone (48) 3275-3100. 
Fazendo sua inscrição você receberá o kit com composteira, minhocas, substrato vegetal, húmus, serragem de reflorestamento, material de apoio, adesivo e placa para sua residência “Sou amigo do R4”.

 

EQUIPE R4
Coordenadora geral – Kety Kayser
Coordenadora Financeira – Julia Hass Schiller

Apoio
Adriana Werlich
Maria Aparecida Abreu
Tiago Schutz
Karen Barbosa

Vanucia Gatibboni

 


Participe!!

Rancho Queimado pode ser referência de uma cidade e um futuro melhor.

 

Atentão!!

Ficha de Inscrição no final da página.

 


 

 

 

COMO FUNCIONA:

A Composteira Doméstica (ou Minhocário Doméstico) é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos em caixas plásticas modulares onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos nem animais indesejados.

 

 

  DÚVIDAS:

Qual é o local mais adequado para colocar a minha composteira?
A composteira deve ficar em local arejado, protegido do sol e da chuva. O calor do sol compromete o bem estar e até mesmo a vida das minhocas. A chuva pode molhar o interior das caixas, aumentando consideravelmente a umidade do sistema. A umidade excessiva dificulta o processo da compostagem e pode causar odores desagradáveis e um ambiente propício para a criação de larvas de moscas e mosquitos. Com mais umidade, também é necessário coletar o líquido com mais freqüência.

Qual a vantagem do sistema com minhocas para o sistema de compostagem sem as minhocas?
Além de produzirem o húmus, que é mais rico em nutrientes que o composto normal, as minhocas aceleram o processo da compostagem por serem excelentes agentes decompositores. Outra vantagem desse modelo de composteira é que ela permite o recolhimento do composto líquido, que pode ser diluído em água e utilizado na rega das plantas. Nos processos convencionais de compostagem, uma parte dos nutrientes são direcionados para o solo com as chuvas e regas. Essa lavagem do composto diminui a concentração de nutrientes presentes no mesmo. Isso não acontece nesse modelo de composteiras doméstica.

O que PODE ser colocado na Composteira Doméstica?
O QUE PODE (colocar à vontade):
- Frutas
- Legumes
- Verduras
- Grãos e sementes
- Cascas de ovos
- Borra e filtro de café
- Sachê de chá 9 sem etiqueta) e erva de chimarrão

MODERADAMENTE (evitar colocar em quantidade)
- Frutas cítricas
-Alimentos cozidos
- Laticínios
- Flores e ervas medicinais ou aromáticas
- Guardanapos e papel toalha

O que NÃO PODE ser colocado na Composteira Doméstica?
O QUE NÃO PODE (não colocar na composteira) 
- Carnes
- Limão
- Temperos fortes (pimenta, alho e cebola)
- Líquidos (yogurte, leite, caldos de sopa, feijão, etc)
- Óleos e gorduras
- Fezes de animais domésticos
- Papéis (higiênico, jornais e papelões em geral)

Com quais materiais posso cobrir os resíduos orgânicos?
Os resíduos orgânicos devem ser cobertos com Matéria Vegetal Seca (serragens grossas, folhas, palhas ou grama). Sempre misture e cubra os resíduos orgânicos completamente, esse procedimento evitará a incidências de larvas e mosquitos.
O melhor tipo de serragem para este fim são as serragens grossas, provenientes de madeira bruta (madeireiras). Atenção para não pegar serragem de madeiras tratadas (verniz, tinta, etc), nem de compensados, aglomerados e fórmicas devido às colas e químicos presentes nesse tipo de material. Para as folhas secas, elas devem estar bem secas e quebradiças. Sugerimos quebrá-las antes de colocá-las na composteira. Também deve-se observar se não há pragas, como larvas e pequenos insetos, que podem contaminar a composteira.
Obs: Para facilitar o manuseio, sugerimos que se tenha um recipiente com perto da composteira para armazenar a Matéria Vegetal Seca. Se por algum motivo essa Matéria Vegetal Seca acabar, sugerimos não colocar os resíduos orgânicos na composteira até que o estoque de Matéria Vegetal Seca seja reposto.

 O que fazer com meu humus?
Você poderá usar seu húmus em seu jardim, horta, vender ou doar para prefeitura usar no Projeto  “Florir Rancho”, que tem objetivo de florir o município.
 

 

 

INSCRIÇÕES

 

Inscrições podem ser feitas pelo formulário do Site clicando no banner abaixo, na recepção da Prefeitura ou pelo Fone: 3271-3100

 

 

 

Apoio / Realização: